Os projetos corporativos de arquitetura são verdadeiros aliados das empresas e escritórios que buscam valorizar os ambientes além da estética.
Um projeto bem planejado que visa o conforto e o bem-estar dos clientes, visitantes, fornecedores e funcionários tende a atrair novos clientes, melhorar o relacionamento com os atuais e transmitir a visão da empresa.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com as maiores tendências da arquitetura empresarial contemporânea para ajudar você a entender um pouco mais sobre esse tema. Vamos lá?
Priorize sempre a ergonomia dos móveis corporativos
A ergonomia é tão importante que extrapola as tendências e já se tornou item crucial na hora de projetar móveis corporativos. Portanto, tenha em mente que a ergonomia (Veja mais aqui) sempre estará presente entre as principais tendências da arquitetura empresarial.
Defina qual será a altura ideal das mesas, quais serão as especificações das cadeiras, braços, encostos e mecanismos de ajuste e fique atento para não deixar nenhum obstáculo nos espaços de transição das pessoas. A ideia é evitar qualquer tipo de acidente e quedas.
Leve em consideração também as isolações térmicas e acústicas para que os ambientes não se tornem nem tão frios ou quentes e nem tão barulhentos por conta dos ruídos externos, principalmente.
Agilize a execução das tarefas com projetos integrados e práticos
Personalização. Essa é a palavra chave na arquitetura empresarial contemporânea. Antigamente, os projetos eram desenvolvidos de forma genérica ficando semelhantes uns aos outros.
Mas, atualmente, esse conceito mudou drasticamente e a tendência é personalizar os projetos de acordo com as necessidades de cada empresa e seus negócios.
Por exemplo, o espaço útil disponível precisa, sim, ser compatível com a tarefa que será executada naquele ambiente. Em outras palavras, fique atento se os corredores precisam ser amplos ou não; se os departamentos necessitam ficarem próximos uns dos outros ou não, etc…
Busque projetos de arquitetura empresarial que causem boa impressão
Outra tendência forte neste setor é transmitir aos clientes, fornecedores, visitantes e funcionários a mensagem na qual a empresa acredita e defende. Além disso, ter um projeto moderno, funcional e bonito faz toda a diferença.
Afinal, quem gosta de chegar num escritório ou empresa mal projetados, enfadonho e até ultrapassado? Portanto, valorize a beleza da arquitetura empresarial e use todo o potencial que ela pode oferecer.
E, por fim, vamos pontuar também algumas tendências que estão inovando a arquitetura empresarial contemporânea e conquistando espaço literalmente.
- Sustentabilidade: reaproveite recursos e resíduos que possam ser utilizados no seu projeto. Essa atitude demonstra comprometimento do setor corporativo com a preservação ambiental e tal medida fará com que sua marca fique atrelada ao compromisso de zelar pela vida no planeta.
- Natureza no interior da empresa: quanto maior a cidade onde sua empresa está localizada, muito menor será o contato das pessoas com a natureza. Isso ocorrerá muito provavelmente. Portanto, invista em áreas verdes dentro do ambiente corporativo. E isso não deve se limitar a um gramado ou a um jardim de inverno. A proposta é criar um verdadeiro projeto paisagístico no qual a natureza está inserida em todos os ambientes da empresa.
- Tenha áreas de descompressão: ou seja, áreas de lazer que possam ser utilizadas pelos colaboradores e até pelos clientes em determinados momentos a fim de aliviar o stress mental. Afinal, sabemos que os ambientes corporativos, por vezes, causam preocupações e stress nos funcionários e oferecer um ambiente onde eles possam aliviar essa tensão é uma das grandes tendências da arquitetura empresarial.
Gostou das nossas dicas?
Aproveite e siga nossa empresa nas redes sociais e conheça mais sobre nós, aqui, no nosso site.