Close

Como está sendo o início de ano para o setor de Arquitetura e Design?

2021 começou num tom positivo para quem trabalha com Arquitetura ou Design. Mesmo diante de um cenário de pandemia da Covid-19 que ainda assombra o país, o setor de Arquitetura e Design consegue vislumbrar a retomada no crescimento graças ao setor imobiliário que investe pesado em construções de prédios comerciais e condomínios residenciais. 

O trabalho do arquiteto, nesses projetos de construção civil, é importante para fazer toda a diferença, desde a elaboração do próprio projeto em si até a decoração dos ambientes. 

Com a economia dando sinais de aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil, a Arquitetura respira mais aliviada nesse começo de 2021, após um ano de recuo, desistências de projetos e perdas de trabalho devido aos reflexos da pandemia do Coronavírus. 

Além disto, todo esse otimismo que busca contagiar o setor da Arquitetura tende a não se limitar aos projetos da construção civil. Existe outro nicho de mercado que quer atrair, cada vez mais, os profissionais arquitetos: a projeção, desenvolvimento e desenho de móveis personalizados para ambientes corporativos. 

Nesse primeiro trimestre de 2021, empresas de vários nichos já buscam parcerias com arquitetos a fim de conseguirem – juntos – oferecer a melhor solução em móveis planejados para seus clientes. 

Diante da exigência do mercado e dos consumidores está cada vez mais comum fabricantes de móveis planejados terem também de personalizá-los a fim de atender à demanda apresentada pelo cliente. 

Adaptar pequenos espaços corporativos ao tamanho, funcionalidade e versatilidade dos móveis é um desafio que vem surgindo com muita recorrência e neste início de 2021 não está sendo diferente. 

Pequenas reformas ou apenas uma troca de móveis em ambientes corporativos são as principais razões para que o arquiteto encontre a oportunidade de trabalho e de crescimento profissional. 

Isso porque, a pandemia do Coronavírus impulsionou o trabalho home-office e várias empresas já declararam que vão manter essa forma de trabalho diante do impacto que o home office causou na economia reduzindo custos fixos.  

E uma dessas economias está diretamente ligada em mudar grandes salas e espaços para locais menores, mais funcionais e que sejam menos onerosos para manter. 

Com isso, o trabalho do arquiteto se torna primordial para desenvolver e projetar móveis personalizados que sejam adaptáveis aos ambientes corporativos que oferecem espaços mais reduzidos. 

E, este início de 2021, está deixando essa oportunidade clara e evidente para o setor de Arquitetura e Design que deve aquecer um pouco mais ao longo do ano sustentado por esse tripé: mercado imobiliário, construção civil e projeto e desenvolvimento de móveis personalizados para ambientes corporativos. 

E se você é arquiteto e gostou desta informação pode compartilhá-la com outros colegas de profissão a fim de ajudá-los também a perceber como está sendo o início de ano para o setor de Arquitetura e Design. 

Aproveite para conhecer mais do nosso site e siga-nos também nas redes sociais. 

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email