Close

dezembro 17, 2021

Como manter o foco da sua equipe no Home Office?

Provavelmente, como manter o foco da sua equipe no Home Office está sendo um dos desafios das empresas que mantiveram boa parte de seus colaboradores trabalhando em casa.  

Com tantos atrativos por perto resistir é mesmo difícil. Aquela série que você tanto gosta está ali ao alcance de um click no controle remoto. O cochilo após o almoço na sua cama tão aconchegante. Até mesmo um afazer doméstico que pode ser adiantado é capaz de tirar o foco do trabalho.  

Nesse artigo damos algumas dicas para que sua equipe consiga manter o foco enquanto trabalha em Home Office. Continue lendo e descubra atitudes simples que podem fazer muita diferença nesse expediente de trabalho inovador.  

Trabalho Home Office: a diferença entre a pausa e a distração  

O trabalho em Home Office chegou para ficar. Até porque, as empresas constataram muitas vantagens que contribuem para o melhor desempenho das tarefas corporativas. Uma delas, por exemplo, é que o colaborador fica livre do stress seja no trânsito congestionado ou na lotação do transporte público.  

Dessa forma, a disposição para o trabalho fica mais evidente. Além disso, o colaborador se expõe menos às doenças ocupacionais já que ao ficar em casa os riscos são menores.  

Outra vantagem é que ao trabalhar no Home Office o colaborador tem a opção de ter sua própria sala de descompressão. Afinal, o trabalho em casa permite que ele faça sua própria pausa.  

Mas é justamente nesse quesito que o equilíbrio se faz necessário e importante! A pausa no trabalho presencial ou no Home Office é saudável e ajuda na produtividade, porém não pode interromper o foco e a atenção do colaborador na gestão e execução das tarefas.  

Listamos, nesse artigo, algumas atitudes que podem ajudar sua equipe a manter o foco no trabalho Home Office e, ao mesmo tempo, permitir que ela faça pausas saudáveis e necessárias para descanso.  

Use poucos aplicativos  

Se tem algo que tira a atenção e o foco das pessoas são os aplicativos, principalmente quando temos de usar vários deles no processo de trabalho e de gestão de tarefas. Por isso, evite usar muitos aplicativos e fique em naqueles que facilitam as conversas e a gestão do trabalho.   

Estipule prazos e metas a curto prazo  

Estabeleça objetivos, metas e prazos para que sua equipe entregue determinado resultado a curto prazo. Afinal, é esse resultado final que é o mais importante no trabalho Home Office. Inclusive, pequenas metas diárias ajudam muito no foco da equipe.  

Estimule a criação de um ambiente aconchegante  

Compartilhe com sua equipe Home Office dicas para criar escritórios em casa que sejam produtivos e aconchegantes. Muitas vezes, ter acessórios coloridos e com cores que estimulem o trabalho e a criação podem ajudar sua equipe a manter o foco fora do ambiente presencial da empresa.  

Tenha estratégia para as videoconferências 

Elas são importantes, mas não devem ser uma ferramenta que torne sua equipe de trabalho dependente dela. Seus colaboradores que atuam em Home Office precisam realizar o trabalho independentemente das videoconferências, que devem ser feitas em momentos pré-agendados e diante de assunto importantes.  

Faça a equipe Home Office sentir-se presente  

A equipe que está trabalhando em Home Office pode ter a sensação de que está perdendo alguma informação do ambiente corporativo presencial. Ajude a descontruir essa sensação e simplifique a comunicação acompanhando o avanço do trabalho de maneira sistematizada e organizada, sem muitas perguntas feitas o tempo todo.  

Estipule claramente o que é urgente 

Não há nada mais desestimulador que possa interromper processos de trabalho que já estão em andamento do que parar tudo para executar tarefas que não são de urgência. Priorize! O excesso de senso falho de urgência atrapalha e tira totalmente o foco da equipe em Home Office. Ajude-a a manter a atenção no que, de fato, é mais importante.  

E aí, curtiu? Esperamos ter te ajudado!  

Compartilhe esse artigo com quem você acredita que precisa conhecer nossas dicas e aproveite para navegar mais, por aqui, no nosso site. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *