Close

Home Office e Home Based: saiba as diferenças

Se você ainda não sabe as diferenças principais entre Home Office e Home Based, vamos te explicar neste artigo que preparamos para esclarecer alguns pontos.  

Home Office e Home Based são modelos que envolvem a execução de tarefas em casa, mas no caso do Home Office o funcionário divide a rotina do expediente entre sua casa e a empresa.  

E no Home Based todas as atividades de trabalho são feitas na casa do funcionário, onde é montada uma estação de trabalho que permite ele trabalhar full time de maneira remota.  

Home Based: funcionário precisa ter o apoio da família  

Essa é a principal diferença entre o Home Office e o Home Based, mas é importante saber também que nem todo funcionário tem perfil profissional para exercer o Home Based.  

Para isso, é preciso que o setor de RH (Recursos Humanos) da empresa faça uma boa avaliação a fim de identificar funcionários que consigam trabalhar de modo eficiente e prático no modelo Home Based.  

Um dos exemplos mais corriqueiros que se tem é o apoio da família como fator fundamental para o funcionário que vai trabalhar “full time” em casa. O ambiente de trabalho dele, a partir desse momento, precisa ser respeitado pela família. Caso contrário, nada feito. O Home Based não irá funcionar bem.  

Sabe-se que no modelo Home Office ter o apoio da família é mais fácil, porque o trabalho em casa é executado durante parte do dia enquanto no outro período do expediente as atividades são feitas na empresa.  

Home Office: regras precisam estar bem claras e objetivas  

Embora seja um dos modelos mais utilizados pelas empresas, nesse período de pandemia, o Home Office também exige algumas condições do funcionário. 

Essas condições são muito semelhantes àquelas exigidas no modelo Home Based. Por exemplo, um local adequado para se trabalhar, longe de muito barulho, que seja bem iluminado, que tenha bom acesso ao Wi-Fi e que tenha regras bem definidas, como os dias e horários, por exemplo.  

Em qual período do dia (durante o expediente) o funcionário deixará o Home Office e irá para a empresa e porque isso deve acontecer, qual será o propósito deste Home Office, e não do Home Based.  

Home Based e Home Office: vantagens dos dois modelos de trabalho  

As duas situações trazem vantagens para o funcionário e para a empresa também, desde a economia na gestão do tempo que permite ao funcionário não precisar deslocar-se até ao local do trabalho.  

Isso possibilita que ele ganhe mais empo para produzir e sentir-se mais bem disposto para o trabalho. Mas, cuidado!! Este funcionário tende a ficar mais isolado dos demais colegas. Portanto, saber exatamente quem tem esse perfil mais adequado para o Home Office ou Home Based fará toda a diferença.  

E, enquanto isso, a empresa também otimiza espaços físicos e economiza em outros benefícios, como vale refeição, que pode deixar de ser oferecido para os funcionários que estão trabalhando em casa.  

Outra dica é que nós, da Móveis Otto, temos a melhor solução para móveis corporativos personalizados. Ou seja, na hora de elaborar o seu espaço no Home Office ou no Home Based conte com nossa experiência e know-how para criar o espaço ideal para o seu trabalho.  

Aproveite que já está por aqui, no nosso site, e conheça toda nossa linha de móveis corporativos personalizados e veja quantas soluções oferecemos para você ter na sua casa o melhor espaço para Home Office ou Home Based.  

Compartilhe esse artigo com quem precisa também entender melhor sobre essas informações e ainda conhecer todas as vantagens e soluções da nossa empresa. 

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email