Na hora de escolher qual tipo de madeira você quer nos seus móveis sempre existem dúvidas, não é mesmo? Afinal, são tantas siglas (MDP, MDF…) que é fácil confundir e se perder entre elas.
Com a escolha dos móveis corporativos para o seu escritório a dificuldade é quase sempre a mesma. Qual madeira escolher? Então, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, combinado?
E nesse artigo nosso foco será a madeira MDP (Medium Density Particleboard ou Patículas de Média Densidade) – saiba tudo sobre esse tipo de madeira.
O que é a madeira MDP e quais suas vantagens?
Primeiramente, é importante ressaltar que a MDP é produzida de forma sustentável a partir de árvores replantadas e econômicas, preservando nosso meio ambiente.
Saiba também que a MPD oferece uma estrutura muito mais resistente e essa característica é resultado das altas temperaturas nas quais as partículas de madeira aglutinadas são submetidas.
Portanto, a MDP nada mais é do que um painel de madeira industrializada mais vantajoso e econômico e que vem ganhando espaço na preferência dos consumidores.
Quanto às vantagens da MDP podemos citar várias. Principalmente, se levarmos em conta que a produção desse tipo de madeira no Brasil tem se tornado cada vez mais especializada.
Ou seja, a qualidade das chapas de MDP oferecem mais garantias e confiabilidade, como a absorção da umidade, que é uma das grandes vantagens dessa madeira, até sua alta resistência. Embora não seja recomendável expor a MDP aos locais muito úmidos ou em áreas externas, onde sofrerá os reflexos das intempéries.
A MDP também é mais leve e ideal para a fabricação de peças grandes e retas como portas, estantes e painéis. Ela também é mais porosa e isso permite que ela receba bem as pinturas no acabamento final contribuindo para um ambiente corporativo mais produtivo. Entenda mais aqui!
Toda essa qualidade faz com que a MDP seja muito utilizada, por exemplo, nas bases de móveis, gavetas, portas, tampos, prateleiras e armações. Essas bases aceitam muito bem a firmeza das chapas da MDP.
E isso também assegura que esse tipo de madeira não sofra com deformações ou emperramentos, já que sua qualidade e resistência são superiores aos demais materiais.
Saiba como cuidar dos móveis em MDP
Não há segredos ou muitos diferenciais dos móveis fabricados com outros tipos de madeira. Para manter toda a qualidade da MDP evite produtos abrasivos na hora da limpeza das superfícies.
Dê preferência aos panos umedecidos com água e álcool e não use escovas. Não exponha os móveis em MDP diretamente à luz solar e nem em locais muito úmidos. Outra dica é não colocar objetos pontiagudos diretamente sobre os móveis.
E para encerrar nosso artigo é bom ressaltar que a MDP é formada por partículas de madeira prensadas e por aglomerado por resíduos de madeira. Isso significa que a MDP não irá esfarelar e desmanchar com facilidade como acontece com o painel aglomerado. Fique atento e não confunda.
Agora você já sabe sobre a madeira MDP e suas vantagens. Compartilhe essa informação com seus amigos que também precisam entender um pouco mais sobre esse assunto.