Se a sua empresa trabalha com Call Center é preciso ficar atento às regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para móveis de Call Center!
E a razão para isso é que os móveis para esse setor de trabalho precisam assegurar a saúde física dos colaboradores oferecendo ergonomia e conforto.
Lembre-se sempre que o Call Center é a ponte entre o consumidor final e a empresa. Portanto, a necessidade de concentração desses colaboradores é mais exigida ao longo do dia e os movimentos repetitivos são uma constante.
Por isso, ter móveis de Call Center que atendam às regras ABNT é o primeiro e um dos mais importantes passos para o sucesso desse setor. Uma dessas regras visa, por exemplo, a possibilidade de o colaborador conseguir mudar a postura durante o expediente.
Entenda o porquê das regras da ABNT
Agora, pense que numa empresa de Call Center ou num setor de Teleatendimento, geralmente, o trabalho é contínuo e há vários turnos de trabalho tanto durante o dia quanto a noite.
Numa baia podem sentar pessoas diferentes. Por exemplo, no período da manhã, essa baia é ocupada por uma moça de porte médio, magrinha enquanto que, à tarde, essa mesma baia é ocupada por um homem alto e acima do peso.
Será que ambos terão a mesma facilidade para mudar a postura do corpo? Ou cada um terá de se virar, literalmente, como consegue? É, justamente, para evitar esses desconfortos que existem as regras ABNT para móveis de Call Center.
Portanto, quando o trabalho é manual ou o colaborador fique muito tempo em pé é fundamental que ele consiga variar a postura de modo fácil e que haja espaço adequado para seus movimentos.
ABNT: Regras para as bancadas
De acordo com as normas ABNT para móveis de Call Center, as bancadas devem ter, no mínimo, 75 cm de profundidade, sem material de consulta. As bordas da bancada precisam ser arredondadas.
Já a largura da bancada tem de permitir que o colaborador que irá usá-la tenha um alcance manual que não passe de 65 cm de raio em cada lado. Para isso, a referência pode ser os ombros da pessoa na posição na qual realiza suas tarefas.
Quando a bancada tem material para consulta a profundidade ideal passa para, no mínimo, 90 cm contados a partir da borda frontal. E não se esqueça do apoio para o mouse. Ele deve ser o mesmo que já se usa para o teclado.
O importante é que se tenha espaço suficiente para a firmeza e apoio dos braços. O apoio dos pés no piso é outro fator que precisa ser respeitado: tem de ter liberdade para os movimentos ao mesmo tempo em que se tenha firmeza para o descanso dos pés.
E os joelhos? O espaço entre eles e a bancada deve ser de 45 cm de profundidade para que se garanta a movimentação dos joelhos e 70 cm no nível dos pés, a partir da borda frontal.
ABNT: Regras para assentos
Estabilidade do assento é a primeira regra e, para isso, é ideal que ele esteja apoiado sobre cinco pés com rodinhas dificultando que escorregue. A densidade do estofamento tem de ser entre 40 e 50 kg/m³.
E dê atenção especial também à regulagem do encosto da cadeira. Ela precisa ser feita de modo que a região lombar fique protegida e confortável. Se, mesmo assim, o colaborador não conseguir alcançar os pés no chão será necessário um apoio regulável para os pés com superfície antiderrapante.
Outro ponto importante é o apoio para os braços. Ele deve ser regulável até 25 cm acima do assento. Além disso, não poderá comprometer a aproximação da bancada com a cadeira.
Essas são algumas das regras ABNT para móveis de Call Center.
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