Close

Talvez, a importância de o arquiteto trabalhar no projeto de um ambiente corporativo ainda não tenha sido pensada por você. Mas esteja certo que esse profissional transforma os ambientes de uma empresa num local com todos os requisitos para uma boa produtividade. 

Afinal, não há como ter produtividade num ambiente empilhado de pastas, arquivos, papéis sobre mesas, fios de computadores emaranhados pelo chão e itens de escritório espalhados por todos os cantos das salas. 

E o que dizer daquela iluminação ruim que só serve para reduzir ainda mais a produtividade das equipes? A arrumação dos mobiliários é outra condição que pode contribuir e muito para prejudicar um ambiente corporativo. 

Por isso, continue lendo nosso artigo e veja como a importância do arquiteto na construção de ambientes corporativos bem como os resultados surpreendentes que ele pode trazer! 

Saiba por que a arquitetura influencia no ambiente de trabalho

São muitas as razões, mas vamos pontuar uma das principais e mais conhecidas dos colaboradores de uma empresa: a iluminação. Já é sabido por muitas pessoas que a luminosidade no ambiente de trabalho pode ser uma excelente aliada ou inimiga. 

Por mais simples que a iluminação possa parecer é fundamental entender que ela irá refletir mais do que luminosidade. A luz afetará diretamente na produtividade de todas as equipes do ambiente corporativo onde ela estiver. 

Salas muito claras podem dificultar muito a visualização dos monitores e até incomodar os colaboradores que tenham mais sensibilidade visual. Isso irá fazer com que eles cansem mais a visão e, por consequência, a produtividade diminuirá.  

Mas, por outro lado, salas muito escuras no ambiente de trabalho também dificultam e comprometem a boa visibilidade tanto dos monitores quanto do que está à sua volta. Isso também irá prejudicar a produtividade de uma empresa ao passo que os colaboradores têm dificuldade de visualizar o local. 

Sendo assim, é nítida a importância de um arquiteto num projeto de iluminação de ambientes corporativos. Caberá a este profissional pontuar quais serão as cortinas, por exemplo, mais adequadas para cada espaço de trabalho e suas respectivas janelas. 

Isso trará mais conforto, aconchego e melhor visibilidade aos colaboradores fazendo com que eles estejam mais aptos ao trabalho aumentando a produtividade e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho nestes locais. 

Outras vantagens de planejar a arquitetura do local de trabalho 

A importância do arquiteto na construção de ambientes corporativos é assertiva. Eles possuem a habilidade de criar espaços funcionais, estéticos e seguros que atendam às necessidades dos colaboradores e ainda promovam a imagem da empresa.

Para os arquitetos alguns fatores são cruciais para um ambiente corporativo, como acessibilidade, ergonomia, segurança, sustentabilidade e a integração com a tecnologia. Afinal, um ambiente de trabalho bem projetado pode aumentar a colaboração entre os funcionários, melhorar a comunicação e a satisfação no trabalho.

Mas também sabemos que muitas empresas relutam em contratar arquitetos para projetar e construir ambientes corporativos. Muitas delas dizem sentirem-se inseguras, têm medo de perder a identidade, receio de ficar sem controle do projeto e ainda temem custos altos. 

Contudo, a importância do arquiteto é justificada também por ele auxiliar para que o ambiente corporativo seja o mais ideal possível para o bem-estar e produtividade das equipes. Todas as questões relacionadas ao espaço físico de uma empresa podem ganhar muito com a arquitetura. Inclusive, na disposição dos móveis corporativos. 

Por isso, convidamos você a conhecer mais da Móveis Otto e todos os serviços que oferecemos. Inclusive, trabalhamos com arquitetos que projetam os melhores móveis corporativos personalizados para atender às necessidades específicas da sua empresa. 

Fique aqui e navegue pelo nosso site. Seja bem-vindo a Móveis Otto!