Close

abril 5, 2022

Entenda porque a iluminação é parte da regra de ergonomia em ambientes de telemarketing

Descubra nesse artigo qual a importância da boa iluminação nos setores de telemarketing e saiba o que diz a NR-17 sobre esse assunto. 

A iluminação também é parte das regras de ergonomia você sabia? Aliás, os colaboradores que trabalham no telemarketing precisam de ambientes muito bem iluminados. 

Aquela luz baixa, aqueles ambientes pouco iluminados estão definitivamente fora de cogitação quando se fala em locais de trabalho, inclusive de telemarketing. 

Assim como a acústica de alguns ambientes corporativos e, até mesmo, a ventilação, a iluminação também é condição importante para as empresas levarem em consideração. 

Continue lendo esse artigo para você entender mais sobre a iluminação como regra da ergonomia nos ambientes de telemarketing. 

Luminosidade no ambiente de trabalho e a NR-17

As Normas Regulamentadoras (NRs) são instruções que servem para orientar e esclarecer empregados e empregadores sobre os procedimentos técnicos referentes à segurança e saúde do trabalhador. 

E o item “Iluminação” consta da NR-17 que trata da ergonomia. Conforme consta neste documento, a iluminação geral do ambiente corporativo precisa ser distribuída uniformemente e de maneira difusa. 

Nada de sombras, reflexos que incomodem, locais ofuscos, penumbras que possam colocar em risco à segurança e a saúde dos colaboradores. 

A redução desses riscos começa a acontecer a partir de uma boa iluminação. 

Isso porque, o campo de visão tem de ficar claro para que o colaborador perceba rapidamente quando algo está errado ou que há um perigo iminente. 

Luminosidade em ambientes corporativos: como saber os índices corretos? 

Já ouviu falar sobre o luxímetro? Ele é um aparelho que serve para medir a luminosidade do ambiente por meio de um sensor que consegue analisar a intensidade da luz. O luxímetro é digital e portátil e, geralmente, é utilizado nas auditorias e fiscalizações. 

Caso os níveis de luminosidade estejam abaixo do que é considerado correto, a empresa precisa urgentemente sanar esse problema e tornar a iluminação do local mais difusa e melhor distribuída. 

Até porque, mesmo que o ambiente de trabalho tenha móveis corporativos ergonômicos é importante aliar a eles também a iluminação correta para cada atividade desempenhada. 

Dessa forma, o conjunto de regras que determinam a ergonomia nos ambientes de trabalho se torna mais completo, indo desde a disposição dos móveis do escritório até a boa iluminação dos ambientes da empresa. 

Telemarketing: ambientes precisam ser bem iluminados 

Trabalhar em telemarketing exige muita atenção para ouvir o cliente e disposição para se manter por horas sentado até a chegada dos intervalos. Portanto, ter um ambiente bem iluminado irá contribuir para que a produtividade dos colaboradores aumente

É inimaginável um setor de telemarketing que tenha vácuos com penumbras ou espaços nos quais há reflexos que incomodem os colaboradores. 

Luz baixa, pouca iluminação, sombras são condições de ambiente que beiram ao relaxamento físico e podem até causar sono nos colaboradores, reduzindo a atenção, a disposição e aumentando os riscos de perigo e acidentes de trabalho. 

Entendeu? Agora você já sabe um pouco mais o porquê da iluminação fazer parte da regra de ergonomia em ambientes de telemarketing.

Aproveite que você já está por aqui e navegue mais pelo nosso Blog e compartilhe nossos artigos com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *