Close

abril 27, 2022

Como as cores influenciam no ambiente empresarial? A cor de cada móvel pode ser um diferencial!

Entenda nesse artigo como as cores influenciam no ambiente das empresas e descubra que as cores dos móveis também fazem a diferença.

As cores influenciam no ambiente empresarial e, além das paredes, a cor de cada móvel também. Aliás, a cor dos móveis pode até ser um diferencial. Afinal, é possível compor um ambiente harmônico com cores das paredes e dos móveis. 

Existem até estudos e pesquisas que tratam desse assunto confirmando a influência das cores nos locais de trabalho e como os colaboradores podem ter sua produtividade afetada com isso. 

Por isso, listamos alguns tópicos bem legais para te ajudar a escolher as cores do ambiente corporativo levando em consideração também as cores dos móveis que vão compor esse clima. Vamos saber quais são? 

Influência das cores: quais impactos elas podem provocar nos colaboradores? 

Todos nós, seres humanos, somos influenciados pelo ambiente externo e um dos estímulos visuais que mais recebemos vem por meio das cores

Imagine que alguém peça para você pensar na cor verde. Pensou? Muito provavelmente tenha surgido na sua mente imagens de árvores, matas, trilhas, florestas… E qual a sensação que essa cor te dá? 

E assim ocorre com todas as outras cores quando pensamos nela ou a vemos em algum lugar: temos sensações e lembranças boas ou não tão boas…

Agora, imagine os colaboradores de uma empresa trabalhando cerca de 8 horas por dia num ambiente dominado pela cor vermelha que nos sugere estado de alerta e atenção? 

Talvez, seja um tanto estressante e traga muito desgaste emocional aos trabalhadores por terem de lidar com essa sensação de alerta, durante todo o expediente. 

Ao passo que oferecer um ambiente na cor amarela irá estimular a criatividade e a alegria, dando mais estímulo aos colaboradores. 

Enfim, qual a melhor cor para o ambiente empresarial?

O azul e o verde são cores que estão em alta para os ambientes corporativos desde que sejam pontuadas algumas condições, de acordo com o que ensina a Psicologia das Cores. 

Por exemplo, a cor azul é uma das melhores escolhas para empresas que trabalham com saúde, finanças, viagens, limpeza e higiene. É uma cor que transmite confiança e tranquilidade. Mas deve ser evitada nas empresas que trabalham com alimentação. 

Portanto, os trabalhadores que atuam nesses segmentos podem ser influenciados positivamente pela cor azul que estiver nas paredes, por exemplo. 

Já a cor verde não é uma boa escolha para empresas que atuam no segmento da tecnologia. Mas é uma das melhores opções para influenciar quem trabalha nos setores de turismo, artigos ecológicos, dinheiro, sustentabilidade e natureza. 

Cores dos móveis: elas também podem ser um diferencial

As cores dos móveis fazem muita diferença na hora de compor o ambiente corporativo porque elas também vão influenciar nos colaboradores. 

Cores mais escuras, por exemplo, quando usadas nos móveis trazem modernidade e elegância ao local de trabalho. Já as cores mais claras ou neutras transmitem aconchego e leveza ao ambiente. 

Uma das principais dicas para a escolha da cor dos móveis é que ela contribua no impacto positivo dos colaboradores. Para isso, essa cor precisa estar em harmonia ou em contraste com as cores das paredes. 

Imagine um ambiente todo branco ou com outra cor neutra? Agora pense que ter nesse espaço móveis corporativos com cores vibrantes como amarela ou laranja formará um equilíbrio perfeito que beneficiará o bem-estar dos colaboradores. 

Agora, depois de saber que as cores influenciam no ambiente empresarial e como elas impactam os colaboradores, você já deve estar com muita vontade de escolher as tintas, não é mesmo? 

Mas, antes disso, conheça um pouco mais da nossa empresa e leia outros artigos aqui, no nosso Blog, que vão te ajudar ainda mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *