Close

Como fazer um projeto de Neuroarquitetura?

Incentivar a colaboração, integração e produtividade entre os funcionários é o que as empresas mais querem e buscam a todo instante, não é mesmo? 

E se nós dissermos que a Neurociência pode ser a principal aliada na conquista deste objetivo? 

Sim, porque ao aplicá-la na Arquitetura ampliamos a possibilidade de criar projetos estratégicos que influenciam positiva e diretamente no comportamento dos colaboradores. 

Vamos entender, então, como fazer um projeto de Neuroarquitetura? 

Entenda, o que significa a Neuroarquitetura? 

Você já trabalhou num ambiente onde se sentia motivado a permanecer ali? Ou já vivenciou o contrário… Estar num local de trabalho onde o desestímulo era grande?  

Pois é… Nem sempre esses estímulos ou desestímulos acontecem apenas por causa de um plano de carreira ou pela falta dele. Muito menos somente por causa do empenho do chefe ou possibilidades de promoções. 

Muitas vezes, a maneira como o ambiente está composto consegue impactar diretamente na rotina de trabalho do colaborador de forma a motivá-lo ou desmotivá-lo. 

Isso é o que chamamos de Neuroarquitetura, que é a ciência que estuda os impactos de um ambiente nos colaboradores/funcionários. 

Nela é preciso saber combinar desde as texturas e materiais até as cores e iluminação. Será que é bom colocar plantas? Ou o ideal é deixar o ambiente livre delas? E por quais razões essas decisões são tomadas? 

Neuroarquitetura: como elaborar um projeto corporativo? 

Que tal criar um ambiente de descompressão na sua empresa? Esse ambiente é aquele espaço onde os colaboradores permanecem por um tempo para aliviar a tensão, fugir um pouco da pressão e interagir melhor com os colegas. 

E esse ambiente de descompressão não precisa ser uma sala ampla ou uma área muito espaçosa. Ele pode ser criado em espaços menores. Inclusive, os escritórios mais aconchegantes em espaços menores são tendências na atualidade

A iluminação natural também precisa ser valorizada ao máximo! Além de contribuir para a economia de energia elétrica, quanto mais luz natural entrar no ambiente mais efeito positivo ela fará sobre os colaboradores. 

Na hora de criar um projeto corporativo de Neuroarquitetura é importante também prestar atenção na acústica das salas e melhorar o máximo que puder! 

Manter um colaborador concentrado com ruídos acontecendo à sua volta é muito desgastante! Portanto, salas coletivas e recepções devem ter até isolamento acústico, se for o caso. Tudo para manter longe do colaborador a irritabilidade ao ouvir ruídos que tiram o sossego, durante o expediente. 

Valorize as cores no projeto corporativo de Neuroarquitetura 

Esqueça aquela ideia de manter apenas uma única cor nas paredes. Não há necessidade disto. A tendência da Neuroarquitetura é ousar utilizando as cores a favor da produtividade dos colaboradores. 

Já sabemos que há cores que influenciam positiva e negativamente nas emoções e atitudes de quem está trabalhando naquele ambiente. Por exemplo, a cor branca remete à lembrança de hospitais e, por isso, não é bom usá-la muito em grandes espaços. 

As cores amarelas e vermelha são ótimas para destacar ambientes ou apenas uma parede e trazem a sensação de positividade e otimismo, mas o uso em excesso de qualquer uma das duas pode causar irritabilidade, ansiedade e impaciência. 

E a cor azul é uma das preferidas dos ambientes corporativos por transmitir a sensação de harmonia e calma, porém, se usada em demasia pode surtir o efeito contrário causando tanta tranquilidade que pode comprometer a entrega dos serviços. 

Agora, você já sabe um pouco mais sobre como fazer um projeto de Neuroarquitetura. Então, mãos à obra e aproveite que você já está por aqui e conheça mais da nossa empresa visitando nosso site. 

Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas dicas. 

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email