Saiba mais sobre os escritórios do futuro e a importância de já se preparar para as mudanças ele trará para os ambientes corporativos, desde os líderes até aos colaboradores.
Como a arquitetura corporativa se encaixa nos novos modelos quando o assunto são os escritórios do futuro? Essa pergunta permeia os pensamentos de quem trabalha nesse segmento e também das empresas que projetam e fabricam móveis corporativas.
Afinal, como será? O que será necessário para adaptarmos nos novos modelos? Como serão os escritórios num futuro próximo? No entanto, não se pode limitar-se as adivinhações e nem as previsões sem fundamentos.
É primordial ter os estudos e pesquisas sobre esse assunto como base para planejamentos e exigências que estão por vir a fim de contribuirmos e nos adequarmos corretamente aos escritórios do futuro por meio da arquitetura corporativa.
Então, fique atento a este artigo e veja alguns pontos principais que destacamos para o seu escritório e a sua empresa serem destaques num futuro próximo que chegará repleto de novos conceitos.
Afinal, o que é um escritório do futuro?
Num mundo globalizado é cada vez mais difícil prever o que irá acontecer nos ambientes corporativos diante de tantas mudanças que ocorrem de modo tão rápido!
Sabe-se que a pandemia trouxe mudanças importantes para o estilo de trabalho atual, desde o home-office como padrão até o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras.
Algumas empresas já estavam preparadas para algumas dessas mudanças por acompanharem as tendências que estavam por vir, independentemente da pandemia que serviu para acelerar o processo. Já outras empresas sofreram e tiveram muitos desgastes para conseguirem se adequar à nova realidade corporativa.
Diante disso, fica mais fácil entender que é fundamental estar sempre atento e se preparando para as novidades e mudanças que o futuro trará. Embora não há como sabermos 100% o que acontecerá, alguns pontos podem, sim, ganhar nossa atenção.
Escritório do futuro: o que fazer para preparar sua empresa para ter um?
Lembra que citamos no início deste artigo que não se trata de prever o futuro nem mesmo de se basear em achismos para montar um escritório do futuro? Pois vamos ressaltar esse quesito. O que é necessário fazer é basear-se em estudos, pesquisas e tentar melhorar o que já se tem no seu escritório atual.
Por exemplo, a flexibilidade de horários que se mostrou eficaz, durante a pandemia, com muitos colaboradores trabalhando em sistema híbrido ou totalmente home office. Essa flexibilidade certamente estará ainda mais presente sendo um dos pilares para o bom relacionamento com as equipes no escritório do futuro.
A mobilidade também é outro fator que precisa ser analisado com muita cautela. Isso porque, aliar flexibilidade e mobilidade é o ‘pulo do gato’ para se ter mais produtividade das equipes, já que é possível atuar de qualquer lugar tendo um bom smartphone e uma conexão de internet estável.
No escritório do futuro não fará mais sentido obrigar seus colaboradores a comparecerem todos os dias no local de trabalho. A mobilidade será um item previsto e exigido na maioria dos ambientes corporativos.
Comunicação interna e integração nos escritórios do futuro
Sem a comunicação assertiva e efetiva o escritório do futuro poderá ser um fracasso porque não irá funcionar de modo eficaz. Investir na comunicação interna para desatar nós entre os líderes e liderados é fundamental bem como saber o que falar, como falar e para quem falar.
A comunicação precisará ser a principal aliada porque num ambiente corporativo inovador onde mobilidade, flexibilidade e agilidade estarão fortes ter a comunicação eficiente é o grande segredo para o sucesso do escritório do futuro.
Inclusive, a integração entre os colaboradores, líderes e as ferramentas tecnológicas do escritório precisam estar em sintonia, unidos em prol de um bem comum que é o trabalho eficiente para metas e resultados alcançados. Sem essa integração destes pilares, nada será assertivo e o trabalho não atingirá seus objetivos.
Conhecimento e saúde mental: escritórios do futuro precisam desse alicerce
Mais do que bem-estar físico, planos médicos e odontológicos, convênios com academias, as empresas e escritórios que estão por vir precisam se comprometer com o bem-estar mental de seus colaboradores.
A saúde mental será um requisito muito importante para os escritórios que estão por vir se preocuparem, já que os índices de ansiedade, depressão e Burnout estão cada vez mais altos.
Aliado a isso temos o conhecimento que precisa ser incentivado pelos líderes para que seus colaboradores e liderados estejam em constante capacitação e conquistem mais informações que os auxiliem num trabalho efetivo, produtivo e agregador.
E muitos outros quesitos permeiam a chegada dos escritórios do futuro, porém, citamos alguns pontos mais cruciais que já precisam ser analisados pelas empresas atuais. Aliás, ter bons parceiros nesse momento também é decisivo na hora de alterar os esquemas de trabalho e a rotina corporativa.
A Móveis Otto está há mais de duas décadas no mercado de movelaria e projeta, fabrica e instala móveis corporativos personalizados que podem compor os escritórios do futuro, seja no home office ou na empresa de fato.
Ter móveis corporativos personalizados que respeitam desde os mais rígidos padrões de ergonomia até o tamanho do seu espaço de trabalho são nossos principais diferenciais.
Para a Móveis Otto, não importa o tamanho do seu escritório e nem mesmo qual seja o seu espaço no home office, temos sempre os móveis corporativos perfeitos e ideais para ocupar exatamente o espaço que você precisa.
Aproveite que você já está aqui, no nosso site, e navegue pela nossa empresa, conheça todas as nossas linhas de móveis corporativos e baixe nossos catálogos virtuais e comece já a planejar o seu escritório do futuro.