Close

Mudanças que ocorreram no mobiliário corporativo com o passar dos anos. Conheça a história do mobiliário corporativo.

Vamos imaginar que há milhares de anos, nossos antepassados sentavam em pedras… Naquela época, uma pedra era suficiente para as necessidades que o homem tinha, concorda? 

E, claro, com o passar dos anos essa pedra que, até então, servia como cadeira, foi sendo aperfeiçoada e tornando-se mais confortável. Inclusive, os profissionais ligados ao setor de Arquitetura e Designer perceberam a necessidade de evoluir os móveis usados nos ambientes de trabalho. 

E, agora, vamos contar aqui, nesse artigo, um pouquinho da história do mobiliário corporativo para que você entenda a importância de ter móveis para o seu escritório que sejam modernos, funcionais, confortáveis e lindos! 

Mobiliário Corporativo: como surgiu o primeiro móvel? 

Foi no início do século XX, mais especificamente na década de 30. Nessa época, os empresários identificaram que ter móveis específicos para o ambiente de trabalho, com mais conforto e praticidade, iria influenciar diretamente no desempenho dos seus funcionários. 

E, a partir daí, começaram os projetos de designer e de fabricação de móveis corporativos que aumentasse a usabilidade e deixassem os espaços de trabalho mais dinâmicos e organizados. 

Por exemplo, em 1950, uma típica estação de trabalho era uma escrivaninha com gavetas e espaços para escrever. Os componentes já eram envernizados destacando a madeira do móvel. Mas ainda havia muito a evoluir… 

Até porque, um pouco antes do século XX, já havia alguns sinais que foram dados pela Revolução Industrial no século XIX, apontando que seria inevitável melhorar e adaptar os layouts e designers dos mobiliários corporativos. 

Durante a Revolução Industrial, serviços bancários, ferroviários, de seguros, varejo, petróleo e telegrafia cresceram muito em tamanho e complexidade e com eles também cresceu a necessidade de contratar mais funcionários! 

Ambientes corporativos: a chegada das estações de trabalho 

Ou seja, com tanto avanço das empresas, necessidade de mão de obra e expansão dos negócios de todos os setores era impossível permanecer com os móveis corporativos no padrão que estavam. 

Os ambientes de trabalho ainda eram pequenos e sem espaço, os mobiliários para escritório necessitavam ser mais versáteis, funcionais e modernos. Com a chegada dos edifícios corporativos essa necessidade se fez maior ainda! 

Foi quando entre a década de 50 e 60, surgiram os primeiros sistemas modulares que permitiam algumas combinações mais flexíveis e apareceram as estações de trabalho, principalmente nos prédios comerciais. 

Essa inovação, à época, transformou os ambientes cercados por quatro paredes e isolados em locais de trabalho mais amplos, separados por divisórias, permitindo mais interatividade entre os colaboradores e com móveis corporativos mais eficientes. 

Móveis corporativos: a ergonomia também interferiu na evolução 

Até que, na década de 70, os olhos dos designers e arquitetos voltaram-se para a importância da ergonomia nos móveis corporativos. Os estilos industriais, materiais de alta tecnologia, cores vibrantes e formas mais geométricas também ganharam a preferência das empresas e escritórios. 

Os móveis corporativos já obedeciam às várias regras da ergonomia com o intuito de trazer mais segurança aos colaboradores das empresas evitando as doenças funcionais adquiridas nos locais de trabalho. O que foi uma inovação e tanto para aquela época! 

E há muito mais o que se contar sobre a evolução dos móveis corporativos até os dias de hoje, em que já se projetam móveis corporativos com base na Neuroarquitetura… Mas nosso artigo ficaria ainda maior do que já está, não é mesmo? 

Mas agora você já entendeu um pouco mais sobre as mudanças que ocorreram no mobiliário corporativo com o passar dos anos. Então, compartilhe essa informação com outros empreendedores e aproveite também para seguir a nossa empresa nas redes sociais. 

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email