Entenda como conseguir aumentar a vida útil dos móveis corporativos a partir do uso correto de produtos de limpeza e de outras ações de conservação que contribuem diretamente para a maior durabilidade desses móveis.
Depois de investir em móveis corporativos ergonômicos e de alta qualidade, é fundamental mantê-los em bom estado de conservação para que tenham vida útil mais longa, não é mesmo?
Para prolongar a vida útil dos móveis corporativos e seu bom desempenho é necessário saber limpá-los de maneira correta com os produtos e materiais adequados e fazer a realização da manutenção preventiva.
Neste artigo, trazemos 10 dicas de cuidados simples que ajudam na durabilidade maior dos móveis corporativos e garantem um ambiente de trabalho mais produtivo e confortável. Vejamos quais são essas dicas. Continue sua leitura para entender mais.
- Use os produtos de limpeza corretos
Lembre-se que cada tipo de móvel é feito de determinado material e, por isso, requer cuidados específicos para que a vida útil dos móveis seja maior. Sendo assim, deve-se utilizar os produtos recomendados pelo fabricante para evitar danos químicos à matéria-prima utilizada nos móveis. Oriente também seus colaboradores a fim de que saibam fazer a limpeza correto do móvel utilizando o produto adequado.
- Mantenha a limpeza constante dos móveis
Sujeiras, manchas, poeira acumulam ao longo do tempo e, além de comprometerem a estética do móvel corporativo, também prejudicando a durabilidade do material. Portanto, é fundamental cuidar para que os móveis sejam limpos periodicamente e da maneira correta. Mesmo que para isso seja necessário estabelecer um calendário fixo junto à equipe de limpeza em cada setor.
- Deixe os móveis corporativos longe da umidade
A vida útil dos móveis corporativos tem como principal inimiga a umidade, já que ela causa vários danos e muitos são irreparáveis. Isso faz com que seja muito importante manter os ambientes de trabalho limpos e secos. Faça, inclusive, a manutenção periódica dos objetos que possam causar respingos e vazamentos de água, como aparelhos de ar-condicionado.
- Proteja os móveis da luz solar
Os móveis corporativos que ficam expostos diretamente à luz do sol tendem a desbotar suas cores e sua textura fica comprometida e até danificada, em alguns casos. Mas isso pode ser evitado se os móveis ficarem posicionados longe das janelas ou locais onde a luz do sol é mais ampla. Lembre-se também de utilizar cortinas ou persianas que filtrem o excesso de luz solar.
- Gavetas e prateleiras não devem ser sobrecarregadas
Elas são peças que exigem um cuidado diário, porque é comum receberem um peso desproporcional ao longo do expediente de trabalho. Porém, esse excesso pode comprometer a vida útil dos móveis corporativos. Oriente seus colaboradores para que distribuam o peso nas gavetas e prateleiras de maneira uniforme. Parece uma medida simples, mas, na realidade, ela evitará o desgaste prematura dos móveis.
- Respeite a ergonomia dos móveis e não os force
Evite usar os móveis e cadeiras em pisos irregulares e não os arraste sem que tenham “rodinhas” que facilitem esses movimentos. No caso de mudança de local, os armários e gavetas devem estar vazios, evitando danos aos produtos e facilitando sua locomoção. Para evitar danos aos móveis ou mesmo quedas e acidentes, não suba, nem se sente nos móveis que não sejam destinados a este fim, pois eles não foram projetados para suportar cargas além do seu uso normal, no ambiente de trabalho.
7) Cuide para que eles não sofram batidas, amassados ou arranhões
Para aumentar a vida útil dos móveis corporativos, mantenha-os em bom estado de conservação evitando pequenos danos, como batidas, amassados e arranhões. Considere sempre utilizar protetores em bordas, porta-copos e porta-canetas, organizadores… Se precisar, desloque-os de maneira cuidadosa, evitando arrastá-los e sempre use capas de proteção para esse serviço.
- Móveis corporativos devem ser usados conforme as orientações do fabricante
Saiba que esforços inadequados na extremidade da gaveta aberta podem causar danos aos componentes; as corrediças são desenvolvidas para suportar o peso de uma gaveta cheia. As portas não devem ser abertas além do limite de abertura das dobradiças. Também não coloque sobre a superfície de madeira objetos com temperatura superior a 40 ºC. Nunca utilize o encosto ou os apoios de braços da cadeira como assento. Aliás, esses cuidados devem ser explicados para os colaboradores a fim de que eles também estejam cientes sobre essas cautelas.
- Estimule o uso responsável dos móveis
A vida útil dos móveis corporativos será maior se o uso deles for feito com responsabilidade. Por isso, dependendo do tamanho do escritório, dezenas de pessoas estarão utilizando-os e isso irá impactar, diretamente, na vida útil das peças. Por isso, é fundamental envolver os colaboradores no cuidado diário dos móveis corporativos.
Incentive-os ao uso responsável a fim de evitar comportamentos que coloquem em risco a integridade dos móveis, como se sentar e apoiar-se em mesas, sentar-se nas bordas de cadeiras, não ter cuidado com objetos que possam molhar, riscar ou amassar a madeira, por exemplo.
- Invista em móveis corporativos da Móveis Otto
A escolha criteriosa do fornecedor também é fundamental para que seja mais longa a vida útil dos móveis corporativos. Nossos móveis são fabricados seguindo os mais rígidos padrões de qualidade e de ergonomia para garantir que o melhor seja entregue a você. Isso tudo, porque temos arquitetos de alta performance para elaborarem o projeto ideal para sua empresa, visando sempre otimizar os espaços e aumentar sua produtividade. A Móveis Otto tem por objetivo fabricar e projetar a melhor solução em móveis corporativos para a utilização otimizadas dos espaços nos ambientes corporativos.
Percebeu? Como é fundamental entender a importância dos cuidados para otimizar a vida útil dos móveis corporativos?
Agora, aproveite que você já está aqui, no nosso site, e conheça melhor as nossas linhas de móveis corporativos, baixe nossos catálogos virtuais, peça seu orçamento sem compromisso.