Aprenda agora sobre a importância de saber quais as cores corretas de serem usadas nos ambientes corporativos a fim de que o efeito das cores reflita, positivamente, na produtividade dos colaboradores.
Nós já sabemos o quanto as cores influenciam no nosso dia a dia, seja nas roupas que vestimos ou na casa onde moramos. Nossas emoções são impactadas pelas cores que nos cercam, concorda?
O efeito das cores nos ambientes de trabalho também é uma verdade que acontece. Quando estamos bem-dispostos, alegres optamos por cores mais vivas, mais vibrantes e queremos fugir de ambientes onde os tons sejam mais sóbrios ou escuros.
E o contrário também ocorre, quando estamos mais cabisbaixos e desanimados, preferimos cores mais neutras, frias e terrosas e não sentimos sintonia com ambientes onde as cores são mais alegres e vibrantes.
O efeito das cores nos ambientes corporativos chega a impactar, inclusive, a produtividade dos colaboradores. Por isso, entender as tonalidades que podem ser usadas em cada ambiente contribui, sim, para melhorar essa equação entre cores e ambientes de trabalho.
Vamos entender mais? Acompanhe as informações que trazemos nos próximos parágrafos.
Saiba como cada cor influencia no nosso cotidiano
Ficar em um local de trabalho por, aproximadamente, oito horas por dia, durante cinco dias da semana comprova o efeito das cores na nossa qualidade de vida e mostra a importância de harmonizar ambientes (da parede aos itens de decoração) a fim de que tal ambiente corporativo seja agradável, harmônico e bonito.
Elas, geralmente, tornam os espaços menores e estimulam a mente, já que nosso sistema nervoso entende que há uma luz de alerta intensa que nos chama a permanecer ativos e atentos. A criatividade pode ser estimulada.
Vermelho – vitalidade. É uma cor intensa que exige cautela. Afinal, um escritório todo vermelho pode tornar o local tenso e irritadiço.
Amarelo – energia. Estimula o cérebro a ser objetivo, mas precisa ser usado com parcimônia para evitar que as pessoas fiquem ansiosas.
Laranja – no efeito das cores, se essa for usada sem exageros, essa cor traz motivação, deixando o ambiente alegre e favorecendo a comunicação.
Roxo – essa cor aproxima as pessoas, principalmente, aquelas que compartilham o mesmo ambiente corporativo. Mas ela não é recomendada para espaços maiores, porque seu tom intenso pode trazer desânimo.
Os tons frios têm o poder de dar tranquilidade, calmaria e harmonia aos ambientes corporativos. O cérebro sente uma sensação de bem-estar, deixando as pessoas mais relaxadas e confortáveis. Mas saiba que as cores frias não são apenas tons claros ou pastéis.
Verde – em tons suaves trazem a sensação de quietude, paz e tranquilidade. É a cor escolhida para ser usada em hospitais, escolas e consultórios médicos. Para ambientes de trabalho onde há tensão no dia a dia é uma boa cor. Porém, os tons de verdes escuros têm o poder de deprimir.
Azul – essa cor traz serenidade, segurança, relaxamento e proporciona ao ambiente equilíbrio e estabilidade. Escolha sempre tons claros ou de média intensidade para sentir todos os benefícios e o efeito das cores.
Cinza – em tons claros traz ao ambiente uma sensação de formalidade, serenidade e objetividade. Locais onde o raciocínio lógico é muito exigido podem apostar nesta cor. Mas cuidado! Tons de cinza mais escuros, como o grafite ou o chumbo, deixam o ambiente mais tenso e escuro.
Branco – ao contrário do que muita gente pensa, essa cor não deve ser usada em excesso, especialmente em locais muito iluminados. É uma cor capaz de amplificar a luz e os ambientes, dando a sensação de luxo e sofisticação. Uma boa dica é usar branco para móveis, teto e rodapés ou como fundo para pinturas estilizadas.
Ambiente corporativo: como usar as cores corretas e impactar na boa produtividade
Empresas como Google, Facebook e Twitter já entenderam bem o efeito das cores e apostam em ambientes de trabalho mais coloridos a fim de estimular seu time.
Ou seja, essas empresas escolhem a cor certa para cada objetivo. Por exemplo, onde se precisa de mais criatividade tem-se as cores quentes e vibrantes. Já em locais onde é preciso mais concentração, os tons frios, como verde e azul, podem ser protagonistas para levarem calma e serenidade aos colaboradores.
Uma dica de ouro é não escolher cores reflexivas ou com alto brilho e não pintar todo o ambiente com uma única cor. Escolha uma parede central ou use-a na decoração com móveis e objetos para sentir com eficácia o efeito das cores.
Saber dosar é essencial para que a equação cores e ambiente de trabalho consiga resultar em harmonia, melhor qualidade de vida aos funcionários e para melhorar a criatividade.
E, então? Gostou de entender um pouco mais sobre o efeito das cores nos ambientes de trabalho? Já decidiu qual tonalidade combina mais com o seu ambiente corporativo? Navegue mais pelo nosso site e veja outros artigos que temos aqui sobre esse mesmo tema, mas com outras dicas.