Close

Entenda as principais características que dão importância à ergonomia dos móveis corporativos e todos os benefícios que ela traz para a saúde ocupacional dos colaboradores onde há regras da ABNT.

A palavra Ergonomia é a junção de ergos, do grego, que significa trabalho, com nomia, de normas, ou seja, normas de trabalho. Embora muitas pessoas já tenham escutado falar sobre ele, pouco elas sabem sobre sua importância nos móveis corporativos. 

A ergonomia precisa ser aplicada desde o projeto até a produção dos móveis para escritórios sempre visando a saúde ocupacional dos colaboradores, além da praticidade e bem-estar deles, durante o expediente de trabalho. 

Neste artigo, trazemos as principais informações sobre ergonomia e tudo o que você precisa saber sobre ela. Prossiga a leitura deste artigo e entenda mais sobre esse tema nos próximos parágrafos. 

Ergonomia: a importância dela no ambiente de trabalho 

Quando um móvel não tem ergonomia em seu design e nem no seu projeto, o uso delas pode gerar vários incidentes e problemas que comprometem a saúde ocupacional de quem utiliza esse móvel. 

Vale destacar que a ergonomia é o que dá a sustentação para que as pessoas vivam em movimento dentro de um ambiente corporativo com segurança ocupacional, conforto e praticidade. 

Num ambiente de trabalho, a ergonomia dos móveis corporativos precisa levar em conta, por exemplo, a questão da postura, que um dos principais causadores de problemas precoces nas costas podendo gerar lesões e até o afastamento por dias do colaborador. 

A cadeira é outro exemplo de ergonomia, já que esse mobiliário precisa ter as regulagens corretas que vão desde o encosto até o acento, protegendo coluna e pernas durante o período do trabalho. 

A mesa também deve ser alta o suficiente para que a tela do computador fique diretamente alinhada ao rosto do colaborador que irá trabalhar ali. Isso evitará uma postura inadequada do pescoço. Aproveite para incluir também um apoio para os pés aumentando a boa circulação sanguínea nas pernas e ampliando o conforto. 

Ergonomia: determinações da ABNT para móveis corporativos 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) traz algumas regras para a ergonomia dos móveis para escritório, como, por exemplo,as bordas da bancada devem ser arredondadas. 

Já a largura da bancada tem de permitir que o colaborador que irá usá-la tenha um alcance manual que não passe de 65 cm de raio em cada lado. Para isso, a referência pode ser os ombros da pessoa na posição na qual realiza suas tarefas. 

Lembre-se que é fundamental ter o apoio dos pés no piso dando liberdade para os movimentos ao mesmo tempo em que se tenha firmeza para o descanso dos pés. 

E os joelhos? O espaço entre eles e a bancada deve ser de 45 cm de profundidade para que se garanta a movimentação dos joelhos e 70 cm no nível dos pés, a partir da borda frontal. 

E ainda há muitas outras particularidades que a ergonomia exige no projeto e fabricação dos móveis corporativos sempre prezando pela saúde ocupacional e bem-estar dos colaboradores que farão uso desse mobiliário. 

Aqui, na Móveis Otto, desenvolvemos linhas versáteis que se adaptam facilmente em qualquer tipo de ambiente de trabalho. Práticas e funcionais, elas contribuem para o aumento da produtividade ao mesmo tempo em que proporcionam um ambiente agradável aos seus colaboradores. 

No processo de fabricação, seguimos os mais rígidos padrões de qualidade, atendendo às normas NR 17 e ABNT de Ergonomia.

Se você gostou, compartilhe essa informação com seus colegas profissionais, navegue mais pelo nosso site e lembre-se de nos seguir também nas nossas redes sociais.